segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Processamento Auditivo Central

Como fonoaudióloga, deparo-me  atualmente, com uma certa frequência com pacientes em que as queixas dos pais e/ou professores são:
- ele ouve mas parece que não entende;
- ele só ouve quando quer;
- ele é desatento, distraído e agitado;
- parece que não entende o que lê;
- apresenta dificuldade para aprender a ler e a escrever;
- apresenta problemas na fala, principalmente /l/ e /r/;
- apresenta inversão de letras na escrita;
- apresenta dificuldade para contar histórias ou dar recados.
Estas são somente algumas das características comportamentais que podem estar denunciando as alterações do processamento auditivo.
O termo Processamento Auditivo Central refere-se ao modo como o sistema auditivo, periférico e central, recebe, analisa e organiza as informações acústicas.
O Processamento Auditivo Central também pode ser definido como:
        "Aquilo que você faz com o que ouve ou o resultado da conversa entre a orelha e o cérebro."
Atualmente existem estudos e pesquisas, correlacionando as desordens de processamento auditivo central a vários distúrbios da comunicação humana. Dentre os distúrbios que se relacionam comprovadamente ao processamento auditivo, podemos citar os distúrbios de leitura e escrita, os transtornos de aprendizagem, o transtorno do déficit de atenção, e, de forma geral, o fracasso e as dificuldades escolares.
Hoje, no Brasil, dispomos de testes para avaliação do processamento auditivo onde é possível identificar quais as habilidades auditivas centrais estão alteradas, direcionando assim a terapia fonoaudiológica que consiste em boa parte, de treinamento auditivo, através de diversos materiais.

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