sábado, 10 de julho de 2010

Psicopedagogia e Tecnologia



A tecnologia avança a "passos largos" e com ela percebemos a necessidade de nos atualizarmos. É inegável que as novas tecnologias vem modificando nos últimos anos, os meios de comunicação em massa e conseqüentemente, os meios de ensino, seja em sala de aula ou não. Prova disto é a possibilidade que hoje temos de obtermos formação à distância. Este é somente um dos muitos benefícios. De outro lado, temos registros que desde o início da década de 90, muitos são os investimentos com tecnologia, desde TV-escola, vídeo-escola, centrais de informática, etc. nas escolas públicas, porém, apesar de em algum momento estas tecnologias terem contribuído com o processo de ensino e talvez o de aprendizagem, o que vemos na prática é que a educação formal
permanece inalterada . É necessário que possamos repensar a educação. É necessários que a realização do ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição não aconteça simplesmente colocando o aprendiz diante do computador. A interação aluno-computador precisa ser mediada por um profissional agente de aprendizagem que tenha conhecimento do significado do processo de aprender por intermédio da construção do conhecimento, para que ele possa entender as idéias do aprendiz e como atuar no processo de construção do conhecimento para intervir apropriadamente na situação, de modo a auxiliá-lo nesse processo. Essa idéia está fundamentada nos princípios da teoria construtivista de Piaget. Penso que neste processo a atuação do Psicopedagogo se faz fundamentalmente necessária, pois este deve mediar as relações entre Aprendente e Ensinante, possibilitando um repensar por parte do educador.

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